quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A busca de Deus




Desde que o mundo existe, existe uma busca....

A fuga do homem e a busca de Deus. É o criador buscando a raça caída desde Adão:

- Gênesis 3:9 “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? ” Gên. 3:9
- O mesmo com Eva: “...O que é isso que fizeste? ...” Gên. 3:13
- Deus procurando Caim, sempre querendo levar a humanidade à razão... “ ...que fizeste?... “ Gên. 4:10
- Deus buscando Noé e dando a ele uma incumbência....

Aquilo que Deus se propõe fazer, Ele não desiste!

E este chamado ecoa através dos tempos em todas as Escrituras como em:

“Vinde pois e arrazoemos diz o Senhor; ...” Isaías 1:18 Versão Almeida Atualizada

"Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Is. 1:18 Versão Almeida corrigida

O pecado faz separação entre Deus e o homem, mas não é Deus que deixa de busca-lo. É o homem que deixa de buscar a Deus...

Porque Deus busca?

- Deus o busca por que a criação é Dele.
- Para que ele o busca?
- Deus busca porque sabe a condição da raça, é caída e está perdida.
- Ele a busca pra restaurá-la, para a sua glória e honra.
- Dando assim oportunidades de um encontro, de uma vida de paz e de esperança.

O homem também faz a sua busca

Porém a sua atenção e prioridades estão na auto-afirmação:

Busca de dinheiro, prazer, posição, vícios, poder, fama, sucesso, sonhos, ......... e até mesmo a sobrevivência.
A busca do homem é incessante, para satisfazer seu Ego e os seus caprichos.
Nem sempre ele sabe o que está buscando.

Salomão é um exemplo de vida de busca, até descobrir que tudo o que ele buscou sem Deus, foi Vaidade.
Lemos isso em Eclesiastes 2: 9 a 11

9 "E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.

10 E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.

11 E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol."

Esta é a busca do homem de pecado, como nós... centralizada no "EU"

Deus através do seu projeto, o plano da salvação, faz a seguinte alerta:

Lemos em Isaías 55:2

"Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão e o fruto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer".

De novo Deus o chama e lhe disse: Isaías 55:7

"Deixe o ímpio o seu caminho e o homem maligno os seus maus pensamentos e converta-se ao Senhor“.

É a forma de deixar a vida de pecado, a busca do nada e voltar-se pra Deus, é através de Jesus, que Ele tem a solução definitiva para o pecado.

Confira em Heb. 9:28

"Assim também Cristo tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, assim aparecerá segunda vez, sem pecado aos que o aguardam para salvação".

Buscar ao Senhor é a única saída

Devemos buscar a Deus, porque este é o tempo oportuno.

Veja: Isaías 55:6

"Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar e invocai-o, enquanto esta perto".

A Palavra de Deus, é clara. A porta da oportunidade se fechará a qualquer momento.
Esta é a alerta de Deus, através do profeta pra nos.

É que duas coisas podem acontecer:

- Em primeiro, devo alertá-lo que você ou eu podemos morrer a qualquer momento.
- Em segundo lugar Jesus pode voltar de repente, e então, não haverá mais oportunidade para você nem para mim.
2 Tess. 5:2 - 3

"O dia do Senhor, virá como ladrão de noite; pois que quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto daquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão".

Este é o apelo do Senhor: Isaías. 55: 7

"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos e converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar". Por pior que seja o estado em que você vive, o nosso Deus está pronto a recebê-lo como filho.

E no Verso 3 (Isaías 55:3)

"Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viverá, porque farei convosco um concerto perpétuo, dando-lhes as firmes beneficências de Davi".

O próprio Jesus nos chama; assim falava a seus discípulos e nos fala hoje:

"Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei", Mat. 11:28.

Jesus coloca-se à disposição do homem para lhe dar vida eterna.

João 6:37

"Todo o que o Pai me dá, virá a mim, e o que vem a mim, de maneira nenhuma, o lançarei fora".
O homem que busca a Deus, é recebido sem cerimônias.

Pelo profeta Jeremias, ele disse: Jer. 29:13

"E buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração".

Note que para buscar ao Senhor, é necessário satisfazer uma condição, ou seja, buscá-lo de todo o coração.

Deus não está longe do homem. "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, e de todos os que o invocam em verdade". Sal. 145:18

É necessário uma disposição de sua parte para que você possa alcançar o Deus atingível, o Deus que te escuta e pode salvar-te.
Ele te espera de braços abertos. A própria posição de Jesus na cruz, sugere este interesse que Deus tem em você.

CONCLUSÃO:
1. Você deve buscar a Deus, porque Ele é a única saída para o teu pecado. Sem Deus você morrerá em seus pecados.
2. Você deve buscar a Deus, porque a porta da oportunidade estará se fechando a qualquer momento. Jesus está às portas para voltar e buscar sua Igreja e você não pode ficar de fora!
3. Você deve buscar a Deus, porque Ele está bem perto de cada um de nós.

Os resultados deste encontro são entre outros:

- Reconciliação e perdão.
- Sentido para a vida.
- Encontro do amor.
- Verdadeira liberdade e alegria.
- Uma nova dimensão para a vida: serviço, dádiva. Ele deve estar no centro do universo e de todas as coisas.

Um encontro total: Encontrando-me com Deus passo a me encontrar com o próximo, com a família, a Pátria, a Igreja e o Reino de Deus.

O encontro com Deus é um encontro entre duas pessoas

A primeira é Cristo. Não me encontro com uma idéia a seu respeito, mas com uma pessoa real, viva e eterna.
“E a vida eterna é esta; que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste.” João 17:3

A segunda sou eu mesmo. É um encontro comigo.

A partir daí este encontro se estende e se amplia em direção ao outro.
Este meu encontro com Deus é a coisa fundamental de minha vida e da sua vida.
Deste encontro dependerá todo o meu viver.

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus, e sua justiça e todas estas cousas vos serão acrescentadas” Mat. 6:3

Deus abençoe a todos.....Peça o poder de Deus...


Homerzatt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preencha com cuidado e envie.